Quem Somos
A Sociedade Beneficente Evangélica de Ribeirão Preto (SOBERP) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a amparar pessoas em vulnerabilidade social desde sua fundação em 1º de maio de 1986. Nascida da visão do Pr. José Remígio Fernandes Braga, da Igreja Evangélica Congregacional, a SOBERP concretiza o princípio cristão de serviço ao próximo, inspirada pelo evangelho de Jesus Cristo.

Missão
“Prestar serviços de qualidade à população em situação de vulnerabilidade social, a fim promover justiça social, resgatando a esperança, promovendo qualidade de vida e fazendo a diferença na vida das pessoas.”
Visão
“Ser uma instituição reconhecida pela excelência dos serviços prestados à comunidade”
Valores
Difundir e nortear nosso agir prático na sociedade, com base nos princípios praticados e ensinados pelo maior líder e exemplo de solidariedade que tivemos na história, Jesus, através do:
• Amor;
• Verdade;
• Respeito;
• Justiça;
• Disciplina.
Linha do Tempo da SOBERP
Igreja Congregacional de Ribeirão Preto (Rua Barão do Amazonas)
A Igreja Evangélica Congregacional do Ipiranga identifica a ausência de atendimento social para a primeira infância na região.
Criação do Centro de Triagem para Menores, ‘Nosso Clubinho’, mantido pela Igreja Evangélica Congregacional do Centro, funcionando em regime parcial em imóvel alugado na Rua São Sebastião, 1215.
A primeira unidade implantada foi a Creche Rev. Napoleão Pereira Lins, criada quando a liderança da Igreja Evangélica Congregacional do Ipiranga identificou a ausência de atendimento social voltado à primeira infância na região, como forma de trabalho preventivo atendia 48 crianças no período integral.
Em 25 de abril, houve a necessidade de implantar mais uma unidade de serviço para atendimento integral das crianças que viviam nas ruas, sendo instituído a Casa Lar Nosso Clubinho na rua: S. Sebastião 1215, para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida judicial.
• Criação paralela do Núcleo Comunitário ‘Projeto Criação’ para sistematizar o trabalho assistencial informal com famílias de usuários do ‘Clubinho’ e voluntários.
• Membros da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto, que realizavam assistência domiciliar a portadores de HIV, manifestam o desejo de criar um espaço de acolhimento.
• Criação da Casa de Apoio a Portadores do Vírus HIV – ‘Missão HIVida’.
A “Missão HIVida” atende mensalmente uma média de 12 adultos em situação de vulnerabilidade, oferecendo acolhimento e assistência domiciliar.
Implantação do Programa de Aprendizagem ‘Clubinho’, inicialmente para adolescentes do Acolhimento Institucional Nosso Clubinho, sendo posteriormente expandido para outros adolescentes da região.
• Início da construção da Unidade Vida Nova, que abrigaria a sede administrativa da SOBERP.
• Novembro: Adequando-se ao novo Código Civil, a SOBERP desfaz o vínculo com a Comunidade Cristã de Ribeirão Preto, transferindo a responsabilidade civil do ‘Projeto Criação’ e ‘Missão HIVida’ para a Comunidade.
• Final do ano: Início da Oficina de Pais, visando melhorar as relações entre adolescentes do Programa de Aprendizagem e seus pais.
• Agosto: A sede administrativa da SOBERP é transferida para a Unidade Vida Nova.
• A Oficina de Pais é estendida aos pais dos alunos da Creche Rev. Napoleão Pereira Lins, sendo denominada Clube de Pais.
• Início do Projeto Recomeço (originalmente Projeto Casulo) para oferecer residência a adolescentes que deixariam a Casa Lar Nosso Clubinho ao atingirem a maioridade. O projeto não obteve êxito devido a problemas com a entidade parceira.
• Junho: Assinatura de convênio com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ribeirão Preto para recebimento de verba por criança matriculada e frequente.
Inauguração de uma nova creche na Unidade Vida Nova com capacidade para 120 crianças.
SCFV atendimento de 100 crianças e adolescentes no SCFV na unidade Vida Nova.
Reinauguração da Creche Rev. Napoleão Pereira Lins sob a responsabilidade legal da instituição CRECEI – Centro Renovado Cristão de Ensino Integral.
• Outubro: Encerramento das atividades do Acolhimento Institucional ‘Nosso Clubinho’ após 26 anos devido à crise financeira e alto custo de manutenção.
• Encerramento parcial do atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Vida Nova para adolescentes de 7 a 14 anos e 11 meses.
Encerramento das atividades da Unidade Vida Nova, que atendia crianças na modalidade creche e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Janeiro: O Programa de Aprendizagem ‘Clubinho’ continua funcionando em nova sede na Rua Guarujá, nº 84 – Jardim Paulista, atendendo jovens de 14 a 24 anos.
No dia 14/03/2023, em assembleia do conselho, é decidido formalizar o Projeto Sementes Rio Pardo como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Sementes Rio Pardo, com suporte técnico e financeiro da SOBERP, em alinhamento com a missão da instituição.
O Projeto Sementes Rio Pardo nasceu em dezembro de 2019 da união de duas iniciativas de propósito em comum que já transformavam vidas na região. De um lado, o Projeto Sementes, realizado na Igreja Congregacional do Ipiranga, oferecia atividades recreativas, esportivas, musicais e contação de histórias para crianças. De outro, o Projeto Rio Pardo reunia voluntários na praça próxima à Avenida Rio Pardo para promover brincadeiras e distribuir alimentos às famílias.
O SCFV Sementes Rio Pardo continua suas atividades, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a convivência familiar e comunitária.
O Programa de Aprendizagem está atendendo até 100 aprendizes, acompanhando integralmente os adolescentes/jovens em suas necessidades, quando solicitado ou necessário.